TRIBUNAL CONSTITUCIONAL Acórdãos 106.º Volume \ 2019

807 acórdão n.º 687/19 b) O princípio da igualdade como limite à discricionariedade do legislador processual 8. O princípio da igualdade – previsto no artigo 13.º da Constituição – constitui um princípio estru- turante do Estado de direito democrático e do sistema constitucional da República Portuguesa (cfr. Acórdão n.º 526/16, 1.ª Secção, ponto 6), exigindo «que se dê tratamento igual ao que for essencialmente igual e que se trate diferentemente o que for essencialmente diferente» (cfr. Acórdão n.º 437/06, 3.ª Secção, ponto 7). Este princípio vincula diretamente todos os poderes públicos, particularmente o legislador, obrigando-os a tratar de modo igual situações de facto essencialmente iguais e de modo desigual situações intrinsecamente desiguais, na exata medida dessa desigualdade. No n.º 1 do artigo 13.º consagra-se uma afirmação geral do princípio e, no n.º 2, a proibição de dis- criminação com base numa listagem exemplificativa de razões. A este propósito pode ler-se no Acórdão n.º 266/15, 1.ª Secção, ponto 19, do Tribunal Constitucional: «Recorre-se aqui à conhecida e abundante jurisprudência do Tribunal Constitucional relativa ao princípio da igualdade. Enquanto “vínculo específico do poder legislativo (pois só essa sua ‘qualidade’ agora nos interessa), o princípio da igualdade não tem uma dimensão única. Na realidade, ele desdobra-se em duas ‘vertentes’ ou ‘dimensões’: uma, a que se refere especificamente o n.º 1 do artigo 13.º, tem sido identificada pelo Tribunal como proibição do arbítrio legislativo; outra, a referida especialmente no n.º 2 do mesmo preceito constitucional, tem sido identificada como proibição da discriminação. Em ambas as situações está em causa a dimensão negativa do princípio da igualdade. Do que se trata – tanto na proibição do arbítrio quanto na proibição de discriminação – é da determinação dos casos em que merece censura constitucional o estabelecimento, por parte do legislador, de diferenças de tratamento entre as pessoas. Mas enquanto, na proibição do arbítrio, tal censura ocorre sempre que (e só quando) se provar que a diferença de tratamento não tem a justificá-la um qualquer fundamento racional bastante, na proibição de discriminação a censura ocorre sempre que as diferenças de tratamento introduzidas pelo legislador tiverem por fundamento algumas das caraterísticas pessoais a que alude – em elenco não fechado – o n.º 2 do artigo 13.º É que a Constituição entende que tais caraterísticas, pela sua natureza, não poderão ser à partida fundamento idóneo das diferenças de tratamento legislativamente instituídas” (cfr. Acórdão n.º 569/08, n.º 5.1. Neste ponto o aresto cita o Acórdão n.º 232/03, n.º 2 da Fundamentação, onde se analisa a jurisprudência relativa a este principio. Esta posição foi reafirmada recentemente através do Acórdão n.º 581/14, n.º 8).» 9. A dimensão do princípio da igualdade que a recorrente convoca é a proibição do arbítrio (artigo 13.º, n.º 1, da Constituição) – desde logo por não estar em causa nenhuma das categorias elencadas no artigo 13.º, n.º 2. Como ainda recentemente se sublinhou, designadamente no Acórdão n.º 545/19, da 1.ª Secção, ponto 12: «(...) o princípio da igualdade não proíbe o legislador da realização de todas e quaisquer distinções, mas apre- senta-se aqui, como decorrência do artigo 13.º, n.º 1, da Constituição, como limite objetivo da discricionariedade legislativa, proibindo o arbítrio. Assim, pode o legislador, no âmbito da sua liberdade de conformação, estabelecer diferenciações de tratamento, desde que fundadas racional e objetivamente e ditadas pela razoabilidade. Pode considerar-se não existir censura constitucional, por outras palavras, quando ocorre um fundamento material suficiente que neutralize o arbítrio e afaste a discriminação infundada (cfr.,  v. g. , os Acórdãos do Tribunal Consti- tucional n.º 335/94, Plenário, ponto III. 2.1., n.º 563/96, Plenário, ponto III. 1.2., n.º 546/11, 3.ª Secção, ponto 12, n.º 641/13, Plenário, ponto 10, n.º 93/14, Plenário, ponto 17 n.º 173/14, Plenário, ponto 7 e n.º 526/16, 1.ª Secção, ponto 6). Como refere o Acórdão n.º 437/06, 3.ª Secção, ponto 7: “Na verdade, o princípio da igualdade, entendido como limite objetivo da discricionariedade legislativa, não veda à lei a adoção de medidas que estabeleçam distinções. Todavia, proíbe a criação de medidas que estabeleçam distinções discriminatórias, isto é, desigualdades de tratamento materialmente não fundadas ou

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk2NjU=