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AVISO SOBRE TENTATIVA DE PHISHING COM USO ABUSIVO DE IMAGEM DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL
16.02.2023Está a ser difundida em várias plataformas de correio eletrónico uma mensagem que, abusivamente simula uma pretensa comunicação (com o assunto “Convite do Tribunal” proveniente de “@tribunalconstitucional.pt”, domínio de email inexistente).
Esta mensagem que contém um anexo infetado com vírus é falsa, está inserida numa campanha de phishing e constitui uma quebra de segurança para os utilizadores da Internet e do correio eletrónico que a ela respondam.
A mensagem tem como único propósito a prática de crime de acesso ilegítimo e a possível captura de dados pessoais das vítimas.
A intrusão passa pela infeção com vírus ou software malicioso (malware) ou até usando a recolha de dados pessoais aquando da resposta e pode ocorrer em qualquer sistema informático (PC, Tablet ou Telemóvel).
Aconselham-se os destinatários deste email fraudulento a não executar qualquer comando que a mensagem proponha, a bloquear imediatamente o remetente, a reportar o spam e a apagar a mensagem. Não devem clicar em links dela constantes ou abrir qualquer anexo remetido com este tipo de emails nem efetuar qualquer tipo de resposta.
De acordo com as boas práticas e de forma a não ser vítima de phishing, o Tribunal Constitucional recomenda:
- Nunca aceda a links ou anexos de emails que se vislumbrem desconhecidos ou suspeitos;
- Observando as características da mensagem (aspeto, eventuais erros ortográficos, argumentos persuasivos, que contenham ofertas generosas e despropositadas, entre outras pouco reais) reconhecerá a possibilidade de a mesma ser falsa;
- Cuidado com notícias e ofertas sensacionalistas que são usualmente usadas para captar atenção;
- Não se deixe guiar pelo tom ameaçador ou alarmista da mensagem;
- Se não participou em concursos não é normal receber prémios ou produtos;
- Em regra, ninguém oferece produtos abaixo do preço que é praticado pelo mercado;
- As instituições credíveis e sérias não utilizam estes meios/formas para comunicar com os seus clientes, privilegiando sempre uma comunicação mais direta e personalizada;
- Em caso de dúvida, contacte previamente, por telefone, a empresa ou instituição cujo nome está a ser utilizado;
- Não responda a este tipo de mensagens e apague-as imediatamente;
- Passe este alerta a familiares, amigos e outras pessoas próximas, para evitar que também elas sejam vítimas.